Encarte que traz uma série de informações sobre o MHAB, como sua história, localização, acervo e ações culturais.
REFERÊNCIA: Museu Histórico Abílio Barreto. O museu da cidade. Museu Histórico Abílio Barreto, Prefeitura de Belo Horizonte.
Acervo Temático
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- Movimentos e Problemas Sociais
- Museus/Patrimônio/Educação Patrimonial/Cultura Material
- Narrativas e Literatura
- Navegações/Descobrimentos - Séc.XV e XVI
- Pré-História
- Saúde - Corpo Humano
- Sociedade e Relações Sociais
- Tempo e Temporalidade
- Trabalho
28 de set. de 2009
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O moderno e a cidade: construindo um olhar sobre a cidade de Belo Horizonte (1ª parte)
ResponderExcluirO objetivo desta proposta de atividade é possibilitar aos alunos, através de uma experiência sensorial com a arquitetura da cidade, a compreensão da dinâmica histórica do espaço urbano da capital mineira. A partir deste pressuposto, esta atividade aborda a história arquitetônica da cidade de Belo Horizonte enfocando dois períodos distintos de instalação de projetos modernizadores sobre a cidade: o primeiro, com a construção da própria cidade de Belo Horizonte, como um projeto positivista de idealização de uma cidade planejada por Aarão Reis para a nova república que surgia; e o segundo foco com a idealização e materialização por Juscelino Kubitschek como prefeito da cidade na década de 1940 do Complexo Arquitetônico da Pampulha, concebido por Oscar Niemeyer, caracterizando ao mesmo tempo a concepção de novos valores estéticos de seu tempo e um novo projeto para a cidade com a criação de um vetor de urbanização para a cidade em direção a região norte.
Objetivos Gerais
* Promover nos alunos a vivência e o conhecimento de aspectos históricos e arquitetônicos dos espaços públicos da cidade de Belo Horizonte, para o estabelecimento de uma memória arquitetônica da cidade,
* Estabelecer relações entre as diversas fases de desenvolvimento urbano da cidade,
* Introduzir noções de educação patrimonial e dos conceitos de acervo museológico e acervo operacional aos alunos.
* Desenvolver habilidades de observação, comparação e análise.
Conteúdos
* História da cidade de Belo Horizonte
* Memória arquitetônica da cidade
* Modernismo brasileiro
* Noções patrimoniais
A primeira atividade proposta se encontra inserida dentro de uma série de outros roteiros que visam abordar a cidade em um panorama mais amplo. O inicio deste projeto terá como foco a visita ao casarão da antiga Fazenda do Leitão como exemplar remanescente dos arredores do Arraial do Curral del Rei, hoje pertencente ao acervo operacional do MHAB.
(continua)
O moderno e a cidade: construindo um olhar sobre a cidade de Belo Horizonte (2ª parte)
ResponderExcluir1ª Fase – Sala de Aula
a) Exposição do professor sobre o projeto a ser desenvolvido.
b) Introdução à história da cidade com os antecedentes históricos de sua construção:
c) O Curral del Rei: características sociais e dinâmicas da região.
d) Abordagem da arquitetura colonial: tipos de construção, a Casa Grande e a Senzala, etc.
e) Utilização do encarte “Museu Histórico Abílio Barreto. O museu da cidade.” para exposição de um dos remanescentes arquitetônicos do Curral del Rei.
f) A história do Casarão: de Fazenda a Museu.
g) O que é museu?
h) A história do Museu da cidade de Belo Horizonte,
2ª Fase – Visita ao Casarão
1.O casarão do MHAB: acervo museológico
a) O que é acervo?
b) Acervo operacional
c) A cidade e sua arquitetura como acervo do museu: tratamento museológico.
2.Observação do Casarão: nesta visita, visa-se promover uma experiência dialoga com os alunos na observação do casarão, buscando-se analisá-lo como um objeto em exposição,
3.Roteiro de observação: pontos-chave de abordagem para a construção de um roteiro pelo professor
a) Impressões iniciais da arquitetura: impressões dos alunos a partir dos conhecimentos prévios em sala de aula do estilo arquitetônico.
b) Caracterização da Arquitetura: descrição arquitetônica, estilos, detalhes de trabalhos ornamentais.
c) Identificação dos métodos construtivos e comparação com as possibilidades de época e locais.
d) As finalidades da construção: aspectos sociais da arquitetura.
3ª Fase – Síntese
Logo após a realização de cada visita o professor pode promover uma atividade para o acompanhamento da evolução dos alunos
ATIVIDADES APÓS A AULA DE CAMPO
> Análise dos aspectos físicos presentes no percurso
> Visita aos pontos turísticos
> Questionamento sobre o valor histórico de cada ponto visitado
> Comparação do que foi visto em sala com o que está sendo observado
> Debates entre os alunos sobre as observações feitas
> Exposição de fotos em sites
> Produção de desenhos
> Produção de textos
Euler Fernandes Souza
Agente Cultural
Casa do Baile - Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design