28 de set. de 2009

Museu Histórico Abílio Barreto

Encarte que traz uma série de informações sobre o MHAB, como sua história, localização, acervo e ações culturais.

REFERÊNCIA: Museu Histórico Abílio Barreto. O museu da cidade. Museu Histórico Abílio Barreto, Prefeitura de Belo Horizonte.

2 comentários:

  1. Euler Fernandes Souza7 de out. de 2009, 15:30:00

    O moderno e a cidade: construindo um olhar sobre a cidade de Belo Horizonte (1ª parte)

    O objetivo desta proposta de atividade é possibilitar aos alunos, através de uma experiência sensorial com a arquitetura da cidade, a compreensão da dinâmica histórica do espaço urbano da capital mineira. A partir deste pressuposto, esta atividade aborda a história arquitetônica da cidade de Belo Horizonte enfocando dois períodos distintos de instalação de projetos modernizadores sobre a cidade: o primeiro, com a construção da própria cidade de Belo Horizonte, como um projeto positivista de idealização de uma cidade planejada por Aarão Reis para a nova república que surgia; e o segundo foco com a idealização e materialização por Juscelino Kubitschek como prefeito da cidade na década de 1940 do Complexo Arquitetônico da Pampulha, concebido por Oscar Niemeyer, caracterizando ao mesmo tempo a concepção de novos valores estéticos de seu tempo e um novo projeto para a cidade com a criação de um vetor de urbanização para a cidade em direção a região norte.

    Objetivos Gerais
    * Promover nos alunos a vivência e o conhecimento de aspectos históricos e arquitetônicos dos espaços públicos da cidade de Belo Horizonte, para o estabelecimento de uma memória arquitetônica da cidade,
    * Estabelecer relações entre as diversas fases de desenvolvimento urbano da cidade,
    * Introduzir noções de educação patrimonial e dos conceitos de acervo museológico e acervo operacional aos alunos.
    * Desenvolver habilidades de observação, comparação e análise.

    Conteúdos
    * História da cidade de Belo Horizonte
    * Memória arquitetônica da cidade
    * Modernismo brasileiro
    * Noções patrimoniais

    A primeira atividade proposta se encontra inserida dentro de uma série de outros roteiros que visam abordar a cidade em um panorama mais amplo. O inicio deste projeto terá como foco a visita ao casarão da antiga Fazenda do Leitão como exemplar remanescente dos arredores do Arraial do Curral del Rei, hoje pertencente ao acervo operacional do MHAB.

    (continua)

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  2. Euler Fernandes Souza7 de out. de 2009, 15:31:00

    O moderno e a cidade: construindo um olhar sobre a cidade de Belo Horizonte (2ª parte)

    1ª Fase – Sala de Aula
    a) Exposição do professor sobre o projeto a ser desenvolvido.
    b) Introdução à história da cidade com os antecedentes históricos de sua construção:
    c) O Curral del Rei: características sociais e dinâmicas da região.
    d) Abordagem da arquitetura colonial: tipos de construção, a Casa Grande e a Senzala, etc.
    e) Utilização do encarte “Museu Histórico Abílio Barreto. O museu da cidade.” para exposição de um dos remanescentes arquitetônicos do Curral del Rei.
    f) A história do Casarão: de Fazenda a Museu.
    g) O que é museu?
    h) A história do Museu da cidade de Belo Horizonte,

    2ª Fase – Visita ao Casarão
    1.O casarão do MHAB: acervo museológico
    a) O que é acervo?
    b) Acervo operacional
    c) A cidade e sua arquitetura como acervo do museu: tratamento museológico.

    2.Observação do Casarão: nesta visita, visa-se promover uma experiência dialoga com os alunos na observação do casarão, buscando-se analisá-lo como um objeto em exposição,

    3.Roteiro de observação: pontos-chave de abordagem para a construção de um roteiro pelo professor
    a) Impressões iniciais da arquitetura: impressões dos alunos a partir dos conhecimentos prévios em sala de aula do estilo arquitetônico.
    b) Caracterização da Arquitetura: descrição arquitetônica, estilos, detalhes de trabalhos ornamentais.
    c) Identificação dos métodos construtivos e comparação com as possibilidades de época e locais.
    d) As finalidades da construção: aspectos sociais da arquitetura.

    3ª Fase – Síntese
    Logo após a realização de cada visita o professor pode promover uma atividade para o acompanhamento da evolução dos alunos

    ATIVIDADES APÓS A AULA DE CAMPO
    > Análise dos aspectos físicos presentes no percurso
    > Visita aos pontos turísticos
    > Questionamento sobre o valor histórico de cada ponto visitado
    > Comparação do que foi visto em sala com o que está sendo observado
    > Debates entre os alunos sobre as observações feitas
    > Exposição de fotos em sites
    > Produção de desenhos
    > Produção de textos

    Euler Fernandes Souza
    Agente Cultural
    Casa do Baile - Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design

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